Haverá essas duas grandes sociedades até o fim do mundo: uma natural e a outra sobrenatural; uma humana e a outra divina. A sociedade humana e natural é perfeita e completa dentro de sua própria esfera e limite, mas imperfeita e incompleta, e isso em alto grau, no que diz respeito à verdadeira perfeição do ser humano e seu destino final. Para isso, ela deve depender da Igreja e das leis de Jesus Cristo.
E assim foi a vontade de Deus. Ele ordenou que essas duas sociedades fossem tão unidas em sua ação a ponto de se tornarem uma só. Assim como o homem é perfeito em sua própria natureza, embora tenha caído pelo pecado original e precise ser elevado a uma ordem sobrenatural pela regeneração e pela graça, permanecendo o mesmo indivíduo, mas recebendo uma perfeição acima de sua natureza; assim também ocorre com a sociedade natural do mundo.
Foi a Igreja Cristã que criou o mundo cristão. Ela tinha uma dupla missão; pois a Igreja Cristã tem uma missão primeiro para os indivíduos e depois para a sociedade - primeiro para converter e salvar as almas, e em seguida para consagrar e elevar a sociedade política do mundo.
MANNING, Henry Edward. Sermons on ecclesiastical subjects. London: Burns, Oates, and Company, 1873. v. III. p. 88–90.
0 Comentários